13º City Tour reúne mais de 130 busólogos

Evento anual leva participantes para conhecer garagens de ônibus e veículos que operam no transporte coletivo

Dezenas de admiradores de ônibus puderam conhecer duas importantes garagens de ônibus, ambas do Grupo Belarmino, um dos maiores conglomerados de transporte de passageiros e cargas do Brasil, sendo uma de Campinas e outra de Itu (Região Metropolitana de Sorocaba), durante o City Tour InterBuss 2024, que chegou a sua 13ª edição com 130 inscritos de várias cidades do interior paulista e também de outros estados. O passeio aconteceu neste sábado, dia 13 de julho.

O embarque foi feito no Terminal Metropolitano, em um ônibus superarticulado amarelo, do Consórcio BUS+, que opera o transporte Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas. Os participantes seguiram então para a primeira garagem do passeio, a VB Transportes e Turismo (VB3), que opera a região 3 de Campinas, onde foram recebidos com um delicioso café da manhã, junto com os representantes da unidade.

A garagem da VB3, localizada na Rodovia Dom Pedro I, em Campinas, é uma das mais modernas do País, e os participantes do City Tour puderam conhecer e fotografar no local, diversos modelos que foram expostos especialmente para o evento, como o Caio Millennium Super Articulado da VB3 (urbano),  o superarticulado do Consórcio BUS+ da garagem de Hortolândia, o Mascarello Megaplus zero-quilômetro da unidade de Piracicaba, o Busscar El Buss FT da unidade de Paulínia, o Volare da unidade de Hortolândia, o Caio Apache VIP V, da VB1; além de poderem conhecer o ônibus que atua no passeio Escolas nas Garagens, uma iniciativa da Transurc e do SetCamp que atende crianças de escolas públicas da cidade em uma viagem de conhecimento.

Depois dessa visita, o grupo seguiu em três ônibus para a garagem de Itu, localizada ao lado do Terminal Pirapitingui, onde foi realizada nova sessão de fotos com os seguintes ônibus expostos no local: Ônibus Caio Apache VIP V, da MoV Itu, um Marcopolo Paradiso 1200, da Avante, um Caio Apache VIP IV, da VB Suburbano, e um Caio Millennium III, também da MoV Itu. No local também haviam ônibus de fretamento da Imperial.

Após a visita na garagem, os participantes partiram para o almoço no Shopping de Itu (Plaza), de onde retornaram para Campinas, no Terminal Metropolitano.

A maioria dos busólogos que participam deste evento anual, é apaixonada por ônibus desde criança, como é o caso do Roberto Pereira dos Santos, que viajou 9 horas de Belo Horizonte (MG) a Campinas, especialmente para este City Tour.

Santos trabalha no setor de transporte há 14 anos. Atuou como cobrador, operador de tráfego e, atualmente, no setor administrativo da empresa mineira Saritur. “Gostei muito do passeio. A organização foi excelente”, avalia.

Outro apaixonado por ônibus, e que participa todos os anos do City Tour, é o alagoano João Paulo Clarindo, que é de Maceió, mas mora atualmente em São Carlos (SP). Ele faz doutorado em Computação, sendo ‘busólogo’ nas horas vagas. “Gosto da variedade de veículos que podemos encontrar nestes passeios e de visitar garagens diferentes”, conta.

O casal Victoria Ricardo Santos e Bruno Chemalle Martins Kozeniuskas, veio de Mauá (Região Metropolitana de São Paulo) e participou do passeio. Ela, que não trabalha com transporte, passou a gostar do setor por causa do marido, que é busólogo e moderador de conteúdo. Eles costumam fazer passeios frequentes em grupos, e elogiaram bastante a organização do 13º City Tour.

O busólogo Henrique Oliveira, que é de Itu, ficou empolgado ao saber que uma das garagens visitadas seria em sua cidade. Neto de motorista de um ônibus biarticulado, está sempre bem informado sobre as novidades do setor e sonha trabalhar na área de transporte.

Além dele, participaram do passeio o aposentado Samuel Ferreira de Lima e seu filho de 14 anos, Murilo Cesar de Silva Lima, que é autista e adora ônibus desde bem pequeno. Ambos também são moradores de Itu.

Murilo expõe suas fotos de ônibus em um canal no Youtube e também no Instagram, assim como grande maioria dos busólogos, que também participam de comunidades especializadas no assunto. “Eu sempre acompanho o Murilo nesses passeios, porque ele passou a se interessar pelo assunto e vai a fundo em tudo o que diz respeito ao setor”, explica.

City Tour

O City Tour InterBuss foi realizado pela primeira vez em 2006 e reuniu cerca de 50 entusiastas do setor, vindos de várias partes do país. Depois dessa edição, várias empresas da cidade participaram e também abriram as portas de suas garagens.

O City Tour é promovido pela Revista InterBuss, que também é responsável pelo site Olhar da Cidade, e contou com o apoio da Transurc SetCamp e Emdec, além do Grupo Belarmino. É um evento organizado para colecionadores, admiradores, busólogos e entusiastas do setor de transporte coletivo.

A data do evento é sempre escolhida para ocorrer próxima do dia 25, no mês de julho, quando se comemora o Dia do Motorista, que é também o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

Quem são os ‘busólogos’?

Os busólogos são pessoas aficionadas por ônibus, que se dedicam ao passatempo de estudar esses veículos e temas afins, colecionando miniaturas, fotos, ou qualquer outra coisa que tenha relação com os grandalhões do transporte coletivo.

São muito bem informados sobre todas as novidades do setor. Eles adoram se deslocar de ônibus, observar o barulho de seus motores e conhecer toda a tecnologia utilizada em cada modelo. Também adoram passar o tempo livre dentro das garagens para observar a operação. Cada busólogo participante contribuiu com alimentos não-perecíveis e agasalhos que serão doados à Campanha do Agasalho Transurc/SetCamp e, posteriormente, distribuídos às entidades assistenciais.