São José promove ações no Outubro Rosa

Concessionária faz decoração temática, organiza palestra, divulga informativos e coloca 10 busdoors temáticos em operação

A São José, concessionária do transporte coletivo urbano da Franca, entrou na campanha Outubro Rosa, com dez ônibus que receberam busdoors temáticos.

Os veículos vão operar nas ruas da cidade, durante os próximos dois meses, para lembrar a população sobre os cuidados com a saúde feminina, no mês do Outubro Rosa, e dos cuidados com a saúde masculina, no mês de novembro, quando se foca na prevenção ao câncer de próstata.

Durante todo mês de outubro, a São José, realiza diversas atividades para lembrar as mulheres da necessidade de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O site da operadora foi colorido em rosa e, todas as terças-feiras, os colaboradores são convidados a vestir camisetas rosa para se solidarizar com a campanha mundial Outubro Rosa.

Além disso, foi instalado um painel decorativo inspirador com o tema da campanha, na entrada dos funcionários, para conscientizar a equipe sobre a importância de cuidar da saúde feminina. A concessionária ainda vai realizar uma palestra com um especialista para abordar tópicos importantes como, prevenção ao câncer, autoexame e a importância de buscar assistência médica.

Os colaboradores vão receber laços de cetim rosa, que poderão ser usados durante todo o mês. Também foi iniciada uma campanha de doação de lenços, cabelo e produtos de beleza para mulheres, que serão destinados ao hospital municipal especializado no tratamento de câncer.

A área onde os colaboradores tomam café da manhã recebeu decoração especial e ainda serão enviados informativos via WhatsApp com um folder da campanha e informativos sobre exames da rede pública e do convênio médico, além de palestras gratuitas que irão ocorrer na cidade, durante o mês de outubro.

Outubro Rosa

Outubro é o mês reservado para a divulgar a campanha mundial de conscientização contra os cânceres de mama e de colo de útero. As ações destacam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças e buscam incentivar a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 novos casos. Em 2021, foram registradas 18.139 mortes pela doença. O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil.

Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar outros assuntos que envolvem a saúde da mulher e, no próximo mês será a vez dos homens, com atividades voltadas ao Novembro Azul, marcado pela campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata.

Prevenção

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas. Amamentar também é um fator de proteção.

O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos. É importante lembrar que quanto mais cedo o câncer de mama e o câncer de colo do útero são diagnosticados, maiores são as chances de sucesso no tratamento.