19º Bus Brasil Fest exalta transporte de passageiros com exposição de ônibus modernos e antigos

Evento, que aconteceu no fim de semana, na Pedreira do Chapadão, homenageou o empresário Belarmino da Ascenção Marta

A Praça Ulisses Guimarães, mais conhecida como Pedreira do Chapadão, recebeu neste fim de semana, a 19ª edição da Bus Brasil Fest, importante exposição de ônibus antigos e novos, que mostra a evolução tecnológica do setor. A homenagem desta edição foi para o empresário Belarmino da Ascenção Marta, do Grupo Belarmino, que possui mais de 30 empresas do transporte rodoviário, urbano metropolitano e de cargas que operam no Brasil.

A BBF é organizada pelo Portal do Ônibus, e contou com o apoio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da Prefeitura Municipal de Campinas por meio das secretarias de Transporte e de Cultura e Turismo. A entrada para o evento foi um quilo de alimento não perecível, doados ao Banco de Alimentos da cidade de Campinas.

Homenagem

A principal homenagem foi para o empresário do Grupo Belarmino, importante conglomerado do setor de transporte nacional, que trouxe para esta edição da BBF, 21 ônibus que representaram suas empresas, entre elas: VB Transportes e Turismo, Rápido Luxo, Rápido Sumaré, Imperial, Sambaíba, Capellini e West Side.

O Portal do Ônibus escolheu o sr. Belarmino para a homenagem, por entender ser fundamental celebrar o legado e a trajetória deste empresário, que 71 anos depois de ter desembarcado no Brasil vindo de Portugal, ainda permanece à frente dos negócios.

Belarmino da Ascenção Marta nasceu em Vilar do Rei, na região de Trás dos Montes, em Portugal, e desembarcou com a família no Brasil, em 1952.

Iniciou sua vida profissional como vendedor de verduras na banca de um tio, em São Paulo – capital, tendo passado depois a vender agrião na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Nesta fase, adquiriu seu primeiro caminhão e iniciou o trabalho no transporte de cargas. Chegou a ter 12 caminhões.

Sempre com uma visão empreendedora, percebeu o crescimento da cidade e decidiu entrar no ramo de transporte de passageiros, com a abertura de sua primeira empresa de ônibus, a Brasil Luxo, que originou a atual Sambaíba, que opera no transporte de passageiros da capital até os dias atuais.

Exposição mostra evolução tecnológica do setor

O evento, em sua quinta vez em Campinas, tem como objetivo mostrar a evolução tecnológica do setor, com a exposição de uma jardineira até os mais modernos veículos elétricos. Uma forma de registrar como o transporte coletivo tem se desenvolvido no Brasil.

E, como forma de ilustrar a trajetória do sr. Belarmino, a BBF também trouxe um dos modelos de caminhões utilizados por ele, para comercializar verduras em seu primeiro empreendimento com transporte de cargas.

A exposição ainda contou com veículos usados no transporte urbano de Campinas, da concessionária Itajaí, Onicamp, VB1 e VB3, além de ônibus metropolitanos do Consórcio Bus+ e ainda vários modelos mais antigos da Caprioli.