Educação Financeira e Orçamento Familiar são temas de palestra
Diretor financeiro do Grupo Belarmino, Donizeti Domingues de Souza, traz dicas importantes para a organização financeira das famílias, em encontros marcados no Sest/Senat; primeiro foi no sábado (15/10)
O diretor Financeiro do Grupo Belarmino, Donizeti Domingues de Souza, iniciou uma série de palestras para os colaboradores, com o tema Educação Financeira e Orçamento Familiar. Os encontros, com carga horária de 4 horas, acontecem em sete sábados, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) – unidade Campinas.
A palestra é voltada para os colaboradores do Grupo Belarmino de todos os setores e funções.
Ao final do curso, o colaborador deverá estar apto a planejar sua vida financeira, organizar o orçamento individual e familiar e aprender a organizar a sua vida financeira em casos de endividamento.
O primeiro encontro aconteceu no sábado, dia 15/10 e os próximos serão realizados nos dias 22 e 29 de outubro, 19 e 26 de novembro e 6 e 10 de dezembro.
Orçamento Familiar
Esta é a palavra-chave para a organização da vida financeira das pessoas e para o uso consciente do dinheiro. Por isso, quando o consumidor decide fazer um gasto a mais, como comprar um bem, reformar a casa ou abrir um negócio, deve calcular se pode e quanto pode pagar por isso.
E dentro do orçamento familiar, é preciso reservar partes do salário para o pagamento das despesas fixas, que são aquelas que ocorrem todos os meses, como aluguel ou prestação da casa, condomínio e educação e que não podem passar de 30% do valor recebido. Outras despesas variáveis, como luz, água, telefone, gás e supermercado, também não podem passar de 30%, assim como os extras, tipo cabeleireiro, cinema e vestuário. E ainda, 10% do salário, deve ser poupado para o futuro ou algum imprevisto.Tudo isto deve ser planejado para que a vida financeira seja equilibrada.