Evento na Pedreira do Chapadão atraiu colecionadores, famílias e apaixonados pela história do transporte

Fim de semana com muitas fotos, reencontros e lembranças do passado

A BusBrasil Fest, tradicional exposição de ônibus antigos e novos, reuniu nesse fim de semana, na Pedreira do Chapadão, em Campinas, colecionadores, famílias e apaixonados pela história do transporte.

Foram expostos 82 ônibus no sábado e 78 no domingo, entre veículos dos mais antigos, como as primeiras jardineiras a levar passageiros no Brasil, até os ônibus que atendem o transporte urbano e metropolitano e os fretamentos, e alguns dos mais modernos do País.

O Grupo Belarmino, um dos maiores conglomerados de transporte de passageiros e cargas do Brasil, e sediado em Campinas, participou desta edição com vários modelos usados no transporte metropolitano e fretamento, como o modelo usado pela Lirabus e o da VB Transportes. Além dos seis veículos urbanos de Campinas, das empresas VB1 e VB3, que também fazem parte do grupo e estiveram expostos no BusBrasil deste ano.

Durante todo o fim de semana, o evento reuniu pessoas de todas as idades. Eram crianças e adolescentes que queriam conhecer os transportes coletivos mais antigos, adultos que sentiam-se saudosos ao ver os ônibus que usaram na infância, ou ainda os mais idosos que podiam lembrar-se da condução que usaram no passado. Foi um fim de semana recheado de fotos, reencontros e muitas saudades.

E o público ainda saiu animado por conhecer os ônibus mais modernos, elétricos, com ar-condicionado e com motores mais potentes, e até o Higer, ônibus 100% elétrico da Copa do Mundo do Catar 2022.

A entrada para a 16ª edição do BusBrasil Fest foi um quilo de alimento não perecível, doados para a Banco de Alimentos da Prefeitura. A exposição é realizada desde 2001 e este ano resolveu homenagear um pioneiro de Campinas do setor de transportes, Antônio Augusto dos Santos, in memorian.

Ele esteve à frente do grupo Caprioli por várias décadas e foi um grande apaixonado pelo setor, além de um dos maiores colecionadores de ônibus antigos do Brasil. Foi responsável, inclusive, pela restauração de vários modelos que marcaram épocas diferentes na trajetória do transporte da Caprioli e de Campinas, contando capítulos e histórias do transporte coletivo.

A homenagem reuniu no domingo, a família de Antônio Augusto, e também diversos antigos funcionários da Caprioli, que puderam se encontrar e relembrar muitas histórias. A filha, Alexandra Caprioli, também atual secretária de Turismo da Prefeitura de Campinas, agradeceu as homenagens e a todos os que estiveram presentes. A cerimônia também contou com a presença do secretário de Transportes, Fernando Caires.

Outros personagens também ganharam homenagens, como alguns colecionadores de ônibus, e o busólogo e jornalista Luciano Roncolato, do Portal InterBuss, que ajudou a organizar o evento de Campinas este ano, e também tem participado da organização das outras edições.

A BusBrasil Fest busca promover uma reflexão a partir da história do transporte, utilizando o próprio ônibus para comparar modelos e analisar tecnologias aplicadas em design, conforto e segurança, ao longo do tempo. Busca, ainda, resgatar memórias e lembranças de pessoas que tiveram algum elo com este modal de transporte, seja na forma de usuário, seja como profissional.

O evento foi realizado pelo Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade, com patrocínio da BYD, Transdata, EDS e CAIO Induscar. Contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio das secretarias de Turismo e de Transportes, da Lirabus e da VB Transportes.