Rápido Campinas promove ações no Outubro Rosa

Concessionária conta com parceria do Sest Senat para ações de prevenção ao câncer em mulheres, em Campo Limpo Paulista

A Rápido Campinas, concessionária do transporte urbano de Campo Limpo Paulista, promove este mês várias atividades voltadas para o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de conscientização dos cuidados com a saúde feminina.

A abertura das atividades aconteceu no dia 3 de outubro, com a realização do “Café com Prosa”, que contou com um bate papo sobre o autocuidado através de diferentes olhares, que teve a participação de Paula Sakuramoto, médica do trabalho da operadora, que falou sobre o câncer de mama e de colo do útero, além da psicóloga Eloisa Schoen, de duas profissionais da saúde do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) de Atibaia, e de uma nutricionista e uma auxiliar de saúde bucal.

As colaboradoras da Rápido Campinas ainda receberam um informativo sobre a prevenção ao câncer e uma linda lembrancinha para marcar o mês de cuidados com a saúde.

Saúde da mulher

O mês de outubro é reservado para a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, a prevenção ao câncer de colo do útero, com incentivos a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce. Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar outros assuntos que envolvem a saúde da mulher.

Em 2020, foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama, e 16.710 novos casos de câncer de colo do útero. Nas duas doenças, foram registradas, no mesmo período, 17.825 mortes em mulheres por câncer de mama e 6.627 mortes por câncer de colo do útero.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, e o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.

A entidade indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos.

É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.