Rápido Sumaré contribui para São João da Boa Vista conquistar prêmio
Transporte urbano de qualidade ajudou município paulista a conquistar Prêmio Band Cidades Excelentes
A concessionária Rápido Sumaré, operadora do transporte coletivo urbano em São João da Boa Vista, ficou honrada com a conquista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 pelo município. São João da Boa Vista ficou em primeiro lugar entre os municípios paulistas com 30 a 100 mil habitantes, no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
“Para nós que operamos na cidade e contribuímos para o ir e vir das pessoas, a notícia é excelente. E queremos também parabenizar a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza e toda a sua equipe pela conquista”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino, do qual a Rápido Sumaré é integrante.
São João, com pouco mais de 92 mil habitantes, ficou com o prêmio graças ao índice de 94,34% de efetividade em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, no qual são analisadas as condições de frotas e transporte público, entre outros itens. A pontuação foi bem alta em comparação com outras cidades do mesmo porte, justamente pela boa qualidade do serviço prestado pelo transporte coletivo urbano.
A concessionária está sempre atenta às necessidades dos usuários e faz as adequações necessárias para oferecer um serviço de qualidade. O Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, referente aos vencedores do estado de São Paulo, foi anunciado na última quinta-feira (10), no canal do YouTube Band Jornalismo e vai ao ar na TV aberta, no domingo (20), às 23h30.
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado uma referência no assunto, pois se norteia pelos indicadores do Instituto Aquila, que pontua as ações municipais de forma independente.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
Pontuação de São João da Boa Vista nas diversas áreas
IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila: 70,62
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência: 60,46
Educação: 71,47
Saúde e Bem-estar: 50,66
Infraestrutura e Mobilidade Urbana: 94,34
Sustentabilidade: 72,96
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública: 73,84