VB1 sedia evento educativo com inversão de papéis no trânsito

Garagem da operadora abrigou hoje, dia 05/10, atividade sobre ‘ponto cego’ em ônibus, com a participação de condutores de ônibus e ciclistas

A concessionária VB1, empresa do Grupo Belarmino responsável pela região 1 do transporte urbano de Campinas, sediou na manhã de hoje  o evento “Ponto cego e conscientização dos cuidados na dirigibilidade ao lado de bicicletas”. Na ação, os condutores invertem os papéis com ciclistas, para reforçar a empatia entre estes dois segmentos do trânsito.

O evento, realizado em parceria com a Concessionária CCR AutoBAn, fez parte das ações da Semana Nacional do Trânsito e Semana da Mobilidade Urbana de Campinas (Semob 2022), que foi organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Por conta das chuvas da semana passada, a ação foi transferida para esta semana.

Participam condutores da VB1, ciclistas, além de funcionários de outros setores das várias empresas do Grupo Belarmino, como instrutores, manutenção e administração. Quem coordenou a atividade foi o técnico de Mobilidade Urbana da Emdec, Samuel de Jesus da Silva e o analista de educação, Wagner Trindade Jatobá.

O gerente da VB1, Audraliano Alvim Vasconcellos agradeceu toda a equipe da empresa e também da Emdec, pela organização do evento, assim como agradeceu a participação dos ciclistas e motoristas de ônibus, que puderam avaliar a importância de um se colocar no lugar do outro e melhorar a segurança de todos.

Para realizar a atividade do ‘Ponto Cego e inversão de papéis no trânsito’, primeiro foram colocados, pedestres, uma motocicleta e uma bicicleta nas laterais, traseira e frente de um ônibus convencional. No lugar do motorista, ficaram ciclistas, que puderam visualizar o quanto é difícil enxergar os obstáculos quando ficam no lugar do motorista e o risco de ocorrer um acidente por conta destes pontos cegos.

Na outra atividade, bicicletas foram colocadas em estabilizadores e ficaram como se estivessem trafegando em uma rua, quando um ônibus passa ao lado delas e aciona a buzina a uma velocidade de 40 km/h. Nesta atividade, os condutores ficam no lugar dos ciclistas enquanto o ônibus passa ao lado deles.

Os motoristas que participaram da atividade, ocupando as bicicletas, puderam sentir na pele o impacto do ônibus passando bem pertinho, com o barulho da buzina e do motor, e o vento provocado pela velocidade do ônibus.

O motorista José Leôncio da Silva confessou que se sente mais seguro quando dirige um ônibus do que na bicicleta. “Como também ando de bicicleta às vezes, acho mesmo importante a gente se colocar no lugar um do outro”, disse.

Motorista com mais de 15 anos de experiência e atualmente na função de instrutor da área de treinamentos dos condutores, Vagner Eugênio Nunes da Silva achou a atividade muito importante para conscientizar os motoristas. “Os ciclistas ficam totalmente desprotegidos nas ruas e os condutores precisam dirigir com muita atenção para evitar acidentes”, afirma.

Durante as atividades, José Antonio Ribas, da Ciclo Ativo, uma Associação de Ciclistas de Campinas e Região, agradeceu a iniciativa da Emdec em promover estas atividades, que são uma forma de multiplicar as orientações aos motoristas e ciclistas e evitar os acidentes no trânsito.